ONDE ESTIVEMOS ::
2015-08-02 | Escalada da Via Bolha D'Água 3o V

Por: Adailton Ribeiro

Bom galera, estou com um projeto com com o Gui Mendes e queria treinar chaminés.
Dei uma olhada no guia da Floresta e achei a via bem interessante. Adoro escalar fendas, meio corpo então... delícia kkk!

Abri a Prancheta e fomos lá conhecer a via. O Cicero se inscreveu. O Dino me ligou, perguntou se poderia ir conosco para ver qual é. Ele não tinha corda, então, disse que iria conhecer a base e ficar nos esperando. Ok!

Tudo certo!
O fim-de-semana chegou. Olho o celular sábado a noite: uma ligação do Hans.
- Ops vem coisa boa ai!!
Retornei a ligação.
- Oi Hans, como vai! Me ligou?
- Adailton, estava querendo escalar amanhã, mas vi que você tem prancheta...
- Opa pode chegar! O Dino vai também, faz uma cordada com ele e eu vou com o Cicero.
- Fechou!
(Partes desse dialogo foram adaptadas para melhor dramatização kkkkk)


Domingo, 08:00h em ponto, todos estávamos na porta do Parque. Subimos até o Bom Retiro, Cicero comigo, Hans e Dino em seus carros. Pegamos nossas mochilas e cordas e partimos para a trilha.

A trilha começa bem fácil, depois de uns 30min fica ingrime até chegar no cume. De lá, atravessa para o outro lado, acho que descendo em direção ao Morro Queimado. Desce alguns trepa-pedras até chegar a curta trilha que leva à base da via. Chegamos lá umas 09:30.

Nos equipamos, coloquei os nuts e friend numa fita de 60 passada no pescoço e deixei a mochila na base.
Fui primeiro.
A primeira chaminé, até chegar ao primeiro grampo, é fácil. Costurei, subi mais um pouco, um stopper 13 nas pedras entaladas, tentei subir mais e fique preso, muito apertado. Fui muito para dentro da fenda. Saí um pouco...
Sufoco!
E sem joelheiras, já sentindo igual a uma cebola, minha pele ia sendo descascada. Ai....
Mas vamos lá!

Pé para cá, perna para lá, entala aqui, segura na agarra ali. Gasta... respira....

Fiquei um tempo tentando achar uma boa colocação para o Camalot #1. Perdi tempo e roubei no grampo, já estava sem forças para manter o entalamento. Respirei, tomei folego, um gole d´água e simbora de novo, ai eu vi uma colocação perfeita.
- Como não vi isso antes???!
Costurei o friend, subi mais um pouco e roubei de novo, já estava sem forças. Ai foi a puxada final para chegar até a parada simples logo acima.

Puxei minha mochila e a do Cicero, ele veio logo em seguida. The Flash, escalou muito rápido! Fez tudo em livre. Essa galera tá muito forte.

Arrumei a mochila, tomei um folego e parti para a segunda enfiada para abrir espaço para o Hans e Dino.

Enfiada bonita e delicada, uma horizontal para a esquerda, com uma passada em uns regletes e a unica agarra de mão é uma pincha mixuruca. Experimentei uma duas vezes antes de botar para jogo. Ufaa!!!!
Detalhe: minha sapatilha está na ressola, então fui com uma mais larga. Normalmente uso uma Anasazi Velcro 7,5, estava com uma do mesmo modelo n°9. Passadas sem segurança rsrsrs Desconforto bom para treinar o psico.

Passado esse lance, costurar o primeiro grampo também é bem esquisito, ele fica sobre a cabeça e o escalador vai meio que engatinhando devido a posição da parede. O segundo grampo praticamente não existe mais, eu pulei. Fiz a parada dessa enfiada numa árvore, num platozão bonito e na sombra. Puxei o Cicero, que veio bem rápido. Esperamos o pessoal e aproveitamos para lanchar.

A terceira enfiada é um passeio. Mostrei ao Cicero como fazer segue de corpo e fui me arrastando por baixo do grande bloco do cume. Ai chega-se a outro platossauro, de onde puxei o meu participante, e da acesso a base da ultima chaminé.
Ali tem os rapeleiros descendo do cume, então cuidado!

Um fato legal foi uma senhora já de cabelos bem branquinhos descendo de rapel com um instrutor.
Nunca é tarde para curtir a vida! Né galera?

Nos posicionamos na base da chaminé, eu subi. Os joelhos reclamando do meu esquecimento de novo, fui subindo. A transição da chaminé para escalada em agarra também é delicada. Muito interessante. Cicero veio e logo atras, o Hans também.

Subi para a curta quarta enfiada e enfim Cume!!!!!!!!
Logo os outros vieram.
Ficamos um tempo ali conversando e apreciando a vista! Show de Bola!!!!


Pegamos algum engarrafamento na trilha na volta. Chegamos no Bom Retiro por volta das 14:30.
Ao todo foram umas 06 horas de atividade.

O domingo foi muito bom com ótimas companhias e escalada!

Obrigado a todos por terem ido e ao Hans pela parceria e ótimas escaladas que temos feito juntos.